Blogroll

domingo, 22 de julho de 2012

Cabo Verde não é as Caraíbas!!


Antes de começar a entrar nos post sobre a minha viagem a Cabo Verde decidi fazer aqui um pequeno parêntesis sobre este país que tem vindo a ser um dos destinos de férias de muitos e que poderá vir a ser para outros tantos. Podem até achar estranho o título que dei a este referido post, que surge com a ideia de clarificar algumas ideias e preconceitos que tenho ouvido por muita boa (nesta caso, má) boca!!

É verdade indiscutível que Cabo Verde não é as Caraíbas, em primeiro lugar porque Cavo Verde fica em África e as caraíbas na América!! Podia até jurar que isto seria factor mais do que suficiente para fazer compreender muito boas almas de que uma coisa não se pode comprar com a outra, pois realmente muito pouco tê até mesmo em comum. Qualquer alma mais do que esclarecido chega à feliz conclusão que sendo a geografia diferente vai precisamente encontrar ilhas diferentes, clima e cultura e obviamente uma oferta turística diferente. Caros viajantes, estamos em África, há que ser mais do que razoáveis. 

Muitas opiniões de quem conheceu este magnifico país assentam basicamente nos mesmos pressupostos:

  • Cabo Verde é um deserto, é só areia não tem absolutamente nada para ver!
  • A oferta turística é extremamente fraca.  

Para aqueles que planeiam fazer as suas férias neste arquipélago eu acho que são dois factores mais do que suficientes para demover até a alma mais motivada em viajar para aquelas paragens. Mas será verdade isso mesmo?
Não vos vou dizer que essas duas opiniões que referi são puramente mentira, pois aí estaria mentindo também, são simplesmente uma visão muito redutora de pessoas pouco informadas e de quem não saiu do resort (que acreditem é 99% de todos os turistas).


 Começamos então a desmanchar o último mito. é verdade que a oferta para o turismo de massas é bastante melhor nas caraíbas do que em Cabo Verde e isso explica-se de uma forma mesmo muito simples. As caraíbas recebem turismo americano e de pessoas com algum poder de compra e fazem-no há muitos mas mesmo muitos anos. A combinação de dinheiro com experiência acumulada ao longo dos anos só se podia traduzir numa oferta turística bem mais variada e com uma qualidade mais elevada. Por seu lado Cabo Verde só começou há poucos anos a abrir-se ao mundo, recebendo cada vez mais turistas e por conseguinte a variar e a aumentar os seus padrões de qualidade. Hoje em dia já se vão encontrando bons hotéis e resorts e a tendência será para a aumentar ao longo dos próximos anos. 

Por último queria explorar o mito de que Cabo Verde é um deserto cheio de areia sem nada que ver. A explicação mais lógica está logo à vista para quem se dê ao trabalho de ver o mapa do Mundo, o arquipélago está na mesma linha do deserto do Sara, influenciando fortemente o seu clima e vegetação em especial as ilhas do Sal e da Boavista, ambas muito secas e arenosas assim como ventosas. Para aqueles que vivem só de resort, praia e piscina e desse mundo controlado não se atrevem a sair, temo em dizer que têm toda a razão, mas ... existem outras 8 ilhas?!
É verdade caros leitores, para aqueles que se atrevem a explorar outras paragens e outras ilhas, abre-se um leque de cultura, natureza e interesse extremamente vasto. Se do mesmo modo que há ilhas bem desérticas também as há bem verdes, luxuriantes e tropicais. Cada ilha tem o seu encanto, a sua natureza e as suas praias e gentes dispostas a serem descobertas e acreditem, quem tiver disposto a sair do mundo do turismo de massas ai encontrar um país extremamente variado e motivador. Não acreditam? Espreitem só as 3 fotos que vos deixo aqui neste post, cada uma em sua ilha.


Assim concluo esta postagem dizendo: Cabo Verde é bastante rico e variado. Oferece aos que o exploram um conjunto de ilhas cada uma com sua cultura e beleza bem próprias, vibrante e contagiante. Todas as ilhas são habitadas por um mesmo povo que nos recebe sempre com o maior sorriso nos lábios e coma sua música melancólica e contagiante. O seco e desértico passa rapidamente ao verde e luxurioso à distância de uns minutos de avião e tudo num mesmo país. Como descobrir? Fácil fácil, deixar cair as barreiras e os preconceitos, informar-se antes da partida mas a acima de tudo explorar as suas ilhas e as suas gentes. No final voltem para contar se não valeu a pena!

10 COMENTÁRIOS :

  1. Que maravilha, Luffi. Faz um tempão que estou planejando ir a Cabo Verde, tive ótimas referencias de um amigo mochileiro suíço, mas sempre tive muita dificuldade em conseguir informações sobre o pais. Seus posts vao me ajudar na organização da viagem.
    Em tempo, Portugal consegue ser mais encantador a cada visita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e espero que continue seguindo o meu blog. Quando puder visite Cabo Verde e vai adorar mas fica um conselho, và noutras ilhas para perceber a essencia daquele povo.

      Eliminar
  2. A maioria dos turistas visitam a ilha do Sal , mas quem procura conhecer Cabo Verde de verdade tem de conhecer a ilha de Santigo também, onde começou a história do nosso país e ver que Cabo Verde não é apenas um país de sol e praia.
    Gostei da publicação e parabéns pelo blog...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, é função deste blog tambem dar a conhecer mais sobre os destinos além do obvio e como acho que a maioria dos turistas que visitam Cabo Verde faz simplesmente uma vida de resort quero mostrar que existem muitas mais coisas para ver.

      Eliminar
  3. O problema são as más acessibilidades.
    Também planeio ir a Cabo Verde no inverno (para os brasileiros, refiro-me ao inverno do hemisfério norte - sou português) e não quero ir para um "bunker" all inclusive que não tem nada a ver com o resto do arquipélago. Qual é a opção então? Voar para a capital Praia e conhecer a ilha de Santiago, o Fogo, Brava (deve ser muito bela) e, se conseguir ir uns dias à ilha de Maio que é areia e deserto tal como a Boavista e Sal, mas é mais perto de Santiago e mais acessível para o turista independente.
    Em primeiro lugar, a viagem para a Praia é mais cara, como tal, não é convidativa. Se se paga um pouco menos ao ficar uma semana num resort all inclusive na Praia com vôo, hotel e comida incluidos, porquê pagar o mesmo, ou um pouco mais para o vôo (SÓ) para a Praia? E ainda pagar à parte pensão, comida, e viagens de barco para as outras ilhas?
    Depois, há o problema de não se poder confiar nos horários de barcos o que torna as visitas ao maravilhoso vulcão da ilha do Fogo, ao jardim tropical da ilha Brava, ou às praias desérticas de Maio, muito incertas.
    Fico a pensar se as famosas companhias low cost europeias como a easyJet ou a Ryanair não se decidem finalmente a voar para lá. Se voam para Marrocos ou para as Canárias, porque não para Cabo Verde?
    E se não melhoram as ligações entre ilhas com barcos mais cumpridores de horários (dando o compreensível desconto às situações de mau tempo marítimo que provocam inevitáveis atrasos). Se houver mais turistas haverá mais gente a querer pular ilhas.

    E já agora porque não um ferry regular para passageiros, carros e camiões, que ligasse por exemplo Portimão, sul de Portugal, a Fortaleza, nordeste do Brasil, com paragem regular na Madeira, Canárias e em Cabo Verde?

    Voltando à viagem, esse é o meu plano. Acham boa ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já obrigado pela visita e pelos comentários. Realmente tem um plano de viagem ambicioso quase dá vontade de dizer que o acompanhava e creio que deve ser espetacular conhecer as outras ilhas. Tenho muito interesse em conhecer o Mindelo (na altura não pude ir por problemas na conexão aérea) e tambem considerava esse destino. Quanto às ligações aereas eu creio que muito dificilmente o Low cost voará a curto prazo para cabo verde pois existem outros interesses que bloqueiam essa ideia.

      Eliminar
  4. Sobre a comparação com as Caraíbas, estas últimas, embora tendo também muitas diferenças entre elas, têm o típico clima tropical húmido, com prevalência de chuvas fortes durante o verão além dos inevitáveis furacões de verão.

    Cabo Verde, ficando na zona leste de um oceano, tem o típico clima tropical seco das zonas ocidentais tropicais, neste caso, a zona do Saara. Cabo Verde seria mais comparável a hipotéticas ilhas situadas ao largo do Cabo de San Lucas no México, ou ao largo do norte da Namíbia/sul de Angola, ou ao largo da costa do Peru.

    Sobre as variações de pluviosidade e consequentemente, de vegetação entre ilhas, isso é uma característica comum às ilhas da Macaronésia: Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde. Quanto mais a leste, mas influencias continentais têm as ilhas, e como tal, mais secas são. Quanto mais a oeste mais influências marítimas têm as ilhas, por isso, mais humidade têm, e mais verdes são. Mesmo que o nível de pluviosidade alto entre os Açores no extremo norte da Macaronésia, e o nivel baixo de Cabo Verde no extremo sul sejam opostos.

    Sobre o solo, outro fenómeno semelhante: Quanto mais a leste, mais velhas são as ilhas. Quanto mais a oeste, mais jovens o são. As ilhas mais velhas são mais erodidas e como tal, são mais planas e têm mais material rochoso sedimentar (calcário). Também estão mais expostas aos ventos alíseos vindos dos continentes a leste, por isso têm muito mais areia trazida por esses ventos.
    As ilhas a oeste, sendo jovens, são constituídas por rocha e terra vulcânica - basalto, lava - e quase ou não têm mesmo areia. Como estão pouco erodidas o relevo é muito montanhoso. As montanhas retêm a humidade das nuvens, tornando-as mais húmidas do que as ilhas planas.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Boas, a TACV, companhia aérea de Cabo Verde, tem promoções a partir de Lisboa, para viagens até meados de Dezembro deste ano.
    Os bilhetes ida-e-volta Lisboa-Praia estão entre 260€ e 300€, se comprados no site da TACV. Se forem à loja da TACV na Avenida da Liberdade, Lisboa, ficam aí uns 40€ mais caros. Mesmo assim, são os bilhetes mais baratos que encontrei para CV.

    Já tomei mesmo a minha decisão.

    Para todos os que vivam para os lados de Portugal e estiverem interessados em ir a CV, aconselho-vos a não perderem esta oportunidade.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, eu estava pensando em descobrir Cabo Verde em Setembro de 2016, mas terei que me conectar online ao meu MBA a distancia. A internet funciona bem? Seria viavel conhecer algumas ilhas no roteiro ou eh melhor deixar cabo para quando acabar o MBA? obrigada

    ResponderEliminar