Blogroll

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Egipto - O inicio de uma grande aventura!

Devem ser poucas as pessoas neste Mundo que nunca sonharam conhecer a terra dos faraós e eu, apaixonado por tudo o que envolve viagens, desde muito criança que tinha um fascínio incrível pelo Egipto e sonhava um dia poder lá ir e desvendar todos os seus segredos, quem sabe até descobrir um tesouro enterrado? Nunca se sabe...!



Quando comecei a viajar com mais frequência o desejo de ir a este país nunca desapareceu mas a possibilidade de conhecer outros destinos foi adiando a visita para uma altura qualquer, aliado ao facto dos preços na altura não andarem mesmo nada convidativos. Nesse ano a ideia não era sequer passar pelo Egipto, aliás, sequer tinha sido ponderado a ideia. Mas então como fui lá parar?? 
Tinha reservado férias do ano anterior com a ideia de fazer um grande tour pela Índia e de conhecer todos os cantinhos desse sub-continente, mas estava difícil de encontrar um operador para aquilo que procurava e estava mesmo fora de questão perder-me pela Índia sozinho (ainda por cima marinheiro de primeira viagem!). Com tanta dificuldade fui numa feira de viagens com milhares de operadores e lá encontrei aquela dita viagem com um preço.... enfim tinha de saltar para o plano B e ali em cima do joelho consegui mudar as minhas férias e pelo preço da viagem à Índia marquei para o Egipto e ainda sobrou dinheiro para ir à Áustria, República Checa e Itália. No balanço das contas ainda saí a ganhar e foi assim que voei rumo ao meu sonho de criança.

Post it EGIPTO


A história do Egipto claramente confunde-se com a história de toda a humanidade, são milénios de uma civilização que nos deixou um dos maiores legados culturais de todos os tempos e só depois de cruzar as suas fronteiras é que temos a verdadeira dimensão da sua grandiosidade e importância para a humanidade de um país praticamente desértico.

Situado no norte de África a República Árabe do Egipto é dos poucos países transcontinentais do Mundo pois a Península do Sinai fica na Ásia assim como é dos países mais populosos da já mega populosa África. O seu clima árido faz com que as temperaturas sejam altíssimas durante o ano inteiro e mesmo no mês de Outubro o Sol foi impiedoso e pede todas as precauções e facilmente os termómetros subiram bem acima dos 40 graus! Com tanto calor o país está rodeado de um imenso deserto e só cerca de 5,5% da área do país é habitável!

Capital: Cairo
Língua: Árabe (no turismo e comercio o inglês é falado fluentemente e com facilidade encontra-se alguém que fale espanhol)
Clima: Desértico
Moeda: Libra Egípcia (1€ = 9,74 EGP)
Hora Local: +2horas em relação a Lisboa/Londres
Religião: 90% Islâmica


O Rio Nilo



Nada do que conhecemos sobre Egipto de hoje e de outras eras não existiria se não fosse a grandiosidade do rio Nilo. É considerado o maior rio do Mundo com 6852 km que nasce no Ruanda e desagua no Mar Mediterraneo e é a força vital deste impressionante país. Ao longo das suar margens estendem-se as cidades egípcias e os mais maravilhosos monumentos de toda a antiguidade sendo que um cruzeiro no Nilo é uma das coisas mais espetaculares que podemos fazer na nossa visita.

Como chegar e requisitos de entrada

Escusado será dizer que a maneira mais fácil de chegar ao Egipto é rasgando os céus num avião. Na altura em que fui a Egyptair voa directa de Lisboa para o Cairo num voo de pouco mais de 6 horas. Foi um voo tranquilo e confortável com serviço bastante bom. Apesar desta primeira longa viagem no Cairo só fiquei poucas horas pois a descoberta do Egipto começava bem mais a sul na cidade de Luxor então depois do controlo de passaportes foi tempo de esperar um pouco e apanhar outro avião numa viagem de pouco mais de 1h30.

É requerido visto de entrada a todos os que entram no Egipto assim como passaporte válido. O visto pode ser adquirido na chegada mas preparem-se para umas filas de espera, como viajei com ele já tratado de Portugal foi só cola-lo numa página do passaporte e seguir caminho para a emigração.

Outra maneira de entrar no Egipto é através dos inúmeros cruzeiros que navegam pelo Mediterraneo, apesar de a visita ao país ficar mais limitada é uma forma diferente de chegar a um país e conhecer um pouco sobre o mesmo em poucos dias.


 E assim começa uma aventura por um país magnifico cheio de surpresas que sempre sonhara em conhecer e que partilho nos próximos posts para que fiquem tão apaixonados quanto eu pelo antigo e pelo novo Egipto.

3 COMENTÁRIOS :

  1. Finalmente. Finalmente actualizacao do blogue. E finalmente a serie sobre o Egito. Vou acompanhar certamente. Bons posts. Estou em transito em Munique, vindo de Istambul. Cidade magnifica. Abraco, Brunno Cardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Muitas coisas aconteceram nestes últimos meses (quase todas boas) e foi tanto para fazer ao mesmo tempo que o blog teve de entrar de férias. Agora retomo à escrita e claro tinha de ser o egipto aquele lugar fantastico. Espero que tenhas gostado de Istambul já por aí passei 3 vezes mas sabe sempre a pouco. Boas viagens

      Eliminar
  2. achei muito lega porem não conheça o egito

    ResponderEliminar