Blogroll

domingo, 8 de julho de 2012

Cabo Verde - No Stress


Conhecer Cabo Verde foi um sonho que se foi materializando na minha cabeça ao longo dos anos, desde que lia aqueles livrinhos de aventuras juvenis que se passava nestas ilhas africanas que cresceu a minha vontade de de conhecer este país e o amor que tenho pelos trópicos, África e locais bem mais quentinhos que a velha Europa. Depois de vários anos a sonhar com conhecer tão longínquas paragens lá finalmente acabava por conhecer aquela terra árida, quente de mar muito azul com um dos povos mais amáveis do planeta.

Post it de Cabo Verde

Na grande blogoesfera sobe o mundo das viagens e destinos, esta tão peculiar terra quase que nunca é contemplada, são muito raros os posts que falem das suas maravilhas e das suas paisagens, por isso crendo que muitos possam até nem conhecer onde fica este lindo arquipélago vou-vos contar um pouco da sua história, que claro, começa em Portugal.



 Cabo Verde é um arquipélago africano de origem vulcânica, constituído por um conjunto de 10 ilhas a 640 km da costa do Senegal, costa onde se encontra o verdadeiro Cabo Verde que deu nome ao arquipelago, porque este de verde até tem muito pouco!
Quando foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes, as ilhas eram desabitadas e sem indícios de vida humana anterior, Como teria sido descobrir 10 ilhas virgens paradisíacas ao seu jeito naqueles tempos?? Cabo Verde foi colónia de Portugal desde a sua descoberta até 1975, ano da sua independência.

Capital: Praia
Lingua: Portugês oficial e crioulo entre a população
Moeda: Escudo Cabo Verdeano (1€ = 110 $)
Clima: Tropical Seco
lhas do Barlavento: St Antão, S. Vicente; Stª Luzia, S. Nicolau, Sal e Boa Vista
Ilhas do Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava

Depois de estudada a geografia do país lá me fiz ao ar e numa curto voo de Lisboa em menos de 5 horas já se avistava os contornos bem áridos da ilha do Sal contornados pelo azul intenso do Atlântico que banha aquelas ilhas. Até há muito pouco tempo a ilha do Sal era a principal porta de entrada dos voos internacionais para o arquipélago, até ter aberto o novo aeroporto da cidade da Praia. Por essa razão e para aproveitar as suas boas praias foi na Ilha do Sal que se fez o quartel general das férias e onde fiquei hospedado.

Chegada ao aeroporto Amilcar Cabral

e o acondicionamento particular das malas no transporte para o hotel!!!
Assim que o avião chegou a terra e as suas portas se abriram é impossível negar o calor desértico com que fomos confrontados, não era a primeira vez nos trópicos mas na zona seca o calor é especialmente abafador, um óptimo indicio para uma férias bem relaxadas e cheias de surpresas. Acomodados numa carrinha van que nos ia levar até ao hotel a diversão dos passageiros foi tentar adivinhar qual seria a mala que saltava do carro atrelado à carrinha onde iam as nossas malas empilhadas!!!!
O caminho do aeroporto até ao hotel é sempre em linha recta e dura cerca de 20 minutos, a paisagem?! essa é mesmo desértica, areia, pó e terra. Creio que foi só nesta altura é que muitos turistas se apercebem que Cabo Verde não é as caraíbas e começa a desilusão!! Mas nisso falarei noutro post.

Hotel Riu Garopa e Funaná

  
Este enorme resort que engloba os Hoteis Riu Garopa e Riu Funaná fica situado a sul da Ilha do Sal nas redondezas da Vila de Santa Maria do Sal. É um enorme complexo de 5 estrelas (o maior de Cabo Verde) em regime de Tudo Incluído, mas mesmo tudo incluído!!! Tem todas as mordomias de um hotel moderno com vários restaurantes, bares, Spa, várias piscinas enormes, buffets etc etc. Fica bem perto da linha da praia com as suas águas muito azuis e quentes onde passamos algumas horas bem relaxantes na companhia de amigos que fomos conhecendo. Gostei imenso do hotel e das suas condições, provavelmente o ponto mais negativo acaba por ser a alimentação que ao fim de alguns dias parece um pouco repetitiva, contudo não se pode ser exigente pois estamos numa ilha muito seca e sem qualquer recurso natural além do mar onde tudo mas mesmo tudo tem de ser importado de outros países e ilhas (até água engarrafada). 
O dia da chegada resumiu-se simplesmente ao arrumar as malas, dar um mergulhinho numa das muitas piscinas e fazer o reconhecimento deste gigantesco complexo ressaltando a linda decoração de todo o hotel.

Entrada para os edifícios dos quartos


 
   










2 COMENTÁRIOS :

  1. Agora, comecei a pensar em visitar Cabo Verde. Belas fotos.Bom texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e espero que continuo a acompnahar os relatos sobre Cabo Verde e outras paragens. Se quiser tornar-se seguidora e receber novos posts em primeira mão é só clicar no na barra à direita da página. Conto que volte

      Eliminar