Blogroll

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sabores do Mundo - Cachupa


Porque também se viaja pelo paladar, pelas cores e pelos odores de refeições exóticas inaugura-se no Carimbo no Passaporte uma nova secção que decidimos chamar: Sabores do Mundo
Estando estes últimos posts dedicados às ilhas de Cabo Verde nada mais justo do que falar-vos da sua extraordinária cozinha. 
A Cachupa é sem sombra de dúvidas o prato nacional de Cabo Verde, soborasa e consistente pode ser encontrada nos diversos restaurantes e tascas por todas as ilhas. Uma mistura pesada de feijão e milho entre outros condimentos que a pode levar a ser Rica (com carnes) ou Pobre (com peixes). Independentemente do seu valor é um prato que enche a barriga e a alma e se ainda sobrar dizem que é um excelente pequeno-almoço após uma noite de folia africana!!
Para os mais aventurreiros e pilotos de fogão deixo-vos a receita e depois se correr bem podem, claro está convidar para jantar!!!
Se mesmo assim as aventuras com as panelas não são o vosso forte (tal como eu) mas ficou a vontade de provar este maravilhoso prato, é só perguntar onde que tenho excelentes sugestões.

Ingredientes: 
Milho e feijões: 4 xícaras de milho cochido (pilado, sem farelo); 1 xícara de feijão-pedra; 1 xícara de favona; ½ xícara de feijão-manteiga
Carnes e enchidos: 1 galinha; ½ kg de entrecosto, 2chouriços de carne;2 farinheiras; ½ kg de toucinho entremeado; 1 chispe
Hortaliças:1kg de repolho; 1kg de banana verde; 1kg de batata; 1kg de tomate maduro; 4 cebolas; 4 dentes de alho 2 folhas de louro; 1 ramo de coentros
Gorduras: 1dl de azeite; 1/4kg de bacon
 
Preparação: 
1 -Coze-se o milho e os feijões, previamente demolhados, em água temperada com azeite, uma cebola às rodelas, 2 dentes de alho picados e uma folha de louro.
2 – Noutro tacho, cozinham-se as hortaliças com o entrecosto e o chispe que também devem ficar de molho.
No fim colocam-se os chouriços e deixam-se cozer. As farinheiras deverão ser cozidas à parte, em lume brando para evitar que elas rebentem.
3 – Leva-se um tacho ao lume com azeite, alho e cebola picados e faz-se um puxado (refogado).
Junta-se a galinha cortada aos bocados e temperada com sal e piripiri. Junta-se água.
Acrescenta-se o tomate desfeito e deixa-se apurar.
4 – Noutro tacho, faz-se um puxado com azeite, cebola e alho.Junta-se o louro e bacon em tiras fininhas. Depois de pronto, junta-se-lhe parte das carnes e dos
enchidos cortados.Refresca-se com vinho branco.
Junta-se o milho e os feijões escorridos e um pouco da água onde cozeu a carne e os legumes. Deixa-se apurar. Junta-se o repolho e, perto do fim, coentros picados.
5 – A cachupa está pronta para servir numa travessa grande e funda. Enfeita-se com rodelas de chouriço, toucinho e farinheira.
Noutras travessas dispõem-se as hortaliças, batatas, banana verde e o restante repolho

2 COMENTÁRIOS :

  1. Respostas
    1. Os únicos sítios que conheço são em Lisboa e em Almada, se for da vossa área eu dou mais pormenores!

      Eliminar