Blogroll

sábado, 3 de outubro de 2009

Se cá nevasse ...


Empanturrado dos doces do Natal e ainda a evaporar o álcool do fim de ano o telemóvel tomava em tocar cedinho pela manhã. Estou? Não, nesses dias não sei o que 'tou a fazer! Porquê? Neve?!!! Ok conta comigo!! Estava lançada a primeira pedra para a minha cabeça estar já em órbita com destino à neve!
Destino, Sierra Nevada, neve avistada na minha vida: Serra da Estela, Ok desta vez era a sério, e em plena aptidão física que vou apresentando desde há alguns anos era a altura ideal para me dedicar aos desportos de neve.
Num instante comprei casacos e fatos e toda uma colecção de material (diga-se volumoso), que mal enfiados na mártir mochila de campismo estavam prontos a embarcar em mais uma aventura, desta vez gelada!
O dia acordou chuvoso, as mochilas mal cabiam na bagageira do carro que a custo se fechou e nos metemos
à estrada. O frio de Janeiro em Lisboa já se fazia sentir com bastante intensidade, a durante as mais de 10 horas de alcatrão a chuva teimou em nos acompanhar e em manter cada vez mais forte a sua presença. Paragem Obrigatória: Granada, para ninguém se perder, e de GPS em punho deixamo-nos conduzir pela senhora que sabe todos os caminhos desse mundo afora.
Toca o telémovel, estava tudo em Granada à nossa espera, onde estamos? Não sei digo, mas já vejo neve parece-me que já estou na Serra Nevada!!! Ok encontramos no apartamento!
Havia anoitecido e a chuva tinha dado lugar à neve, o bréu envolvia os farois do carro cuja luz reflectia nos flocos de neve, afinal onde raio nós estávamos?  Já estamos no apartamento e vocês? Não sei so vejo um caminho como o das cabras e neve neve, isto não para de subir e só vejo ravinas, acho que nos perdemos.
A estrada estreita não permitia fazer inversão de marcha, o GPS teimava naquele caminho e de nervos muito à flor da pele, na escuridão quase total só nos restou continuar a subir aquele carreiro de cabras. Ao fim de mais de 45 minutos perdidos na Sierra Nevada avistamos a vila, e um olhar pelo espelho retrovisor denunciou o erro: Carretera Rural! 
Vivos e gelados até aos ossos depositamos as tralhas no apartamento e era hora de ir jantar. A neve caía com grande intensidade, tanta como nunca havia visto e um pé em falso logo na saída de casa e ganhou-se uma visita ao alcatrão congelado. Não houve carimbos no passaporte mas a primeira noite ganhou umas nódoas negras de recordação, e de corpo gelado e rabo dorido e queimado pelo frio do gelo o corpo pedia uma cama bem aquecida. Regulou-se o termostato para o máximo e com um calor abrasador no quarto para 4 pessoas fez-se a moral do primeiro dia de viagem: é favor não confiar na senhora que mora dentro do GPS!

2 COMENTÁRIOS :

  1. O GPS por vezes tb se engana LOL
    belas fotos, e uma grande historia para contares aos netos LOL :D

    ResponderEliminar
  2. Pois eu também já confiei nela e andei perdido no Geres e na Corunã, mas sei qual é a razão de ela se enganar... falta de actualização.
    vou ver que aventuras tens a seguir lol

    ResponderEliminar