Blogroll

domingo, 20 de outubro de 2013

O Elevador do Castelo - Lisboa na Vertical!


Lisboa, além de menina e moça de temperamento marcado como já dizia o fado de Amália é uma cidade ondulante! Para quem a conhece sabe que as suas 7 colinas não poupam as pernas daqueles que por ela se aventuram. É um sobe e desce constante de ruas íngremes e ladeiras que colocam à prova o abs dos sapatos dos pedestres e uma das provas de fogo é chegar ao Castelo!

O Castelo de S. Jorge é um daqueles locais que cortam a respiração, primeiro porque as vistas da cidade são magnificas pedindo horas de contemplação e em segundo lugar porque palmilhar as ruelas a subir até aos seus portões não é propriamente fácil, em especial naqueles dias que o calor decide apertar a sério. Antigamente só o mítico 28 nos levava de forma cómoda até às redondezas, levar o carro é uma prova de fogo para os nervos (odeio andar à procura de lugar para estacionar) depois restava o táxi ou ir a pé! Confesso de que todas as opções a de ir a pé ou no 28 são de longe as mais bonitas e nos proporcionam a descoberta de lugares e recantos de sonho.

Felizmente alguma alma iluminada decidiu construir um sistema de elevadores até quase às portas do Castelo. Sim isso mesmo um elevador que nos leva desde a baixa pombalina até ao topo da colina do castelo. Na Rua dos Fanqueiros (nº 170/178) foi recuperado um edifício histórico e implementados 3 elevadores GRATUITOS (até quando?) que abrem portas no Largo Adelino Amaro da Costa.


Diga-se de passagem que a obra minimalista é simplesmente genial, a recuperação do prédio está externamente impecável e o ar moderno dos elevadores não contrasta nem choca minimamente com a traça antiga da Baixa de Lisboa.


















Uns passos mais adiante "apanha-se" um segundo elevador, o do Mercado do Chão do Loureiro, que quase magicamente nos faz subir vários metros até à Costa do Castelo. Já lá no cimo há um restaurante panorâmico que já nos vai abrindo o apetite para as paisagens da cidade, daí ao castelo ainda se tem de subir uma ou duas ruas mas nada que chegue sequer a cansar as nossas pernas.

Mas se um dos encantos de Lisboa é andar perdidos nas suas seculares ruas para quê ir directo ao castelo? Não há nada melhor que vaguear pelos seus caminhos, descobrir miradouros como o das Portas do Sol, igrejas como a de Santiago e ficar a saber que os caminhos do santo começam por aquelas bandas...
 


















Mas o castelo espreita pelos becos e as centenas de turistas caminham na sua direcção, acabamos por não entrar, o dia era dedicado à contemplação da cidade e preferimos perder-nos literalmente pela Costa do Castelo. Depois disto como é impossível alguém não cair de amores arrebatadores pela cidade?!


Agora não há desculpa (para mim) e não rumar com mais frequência para aquelas bandas e começar a descobrir novos locais da cidade que tanto adoro mas que ao mesmo tempo ainda tem tantos segredos escondidos. Os elevadores funcionam todos os dias das 9h às 21h mas na hora do regresso o melhor mesmo è vir a pé, pelo menos para baixo todos os santos ajudam.

Miradouro Portas do Sol

3 COMENTÁRIOS :

  1. Um bonito passeio para fazer num fim de dia de Primavera/Verão.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita mas conhecer Lisboa é sempre bom em qualquer estação do anos, até em dias de temporal =P

      Eliminar
  2. Quase ninguém conhece... Uma boa dica para os mais distraídos.

    ResponderEliminar