Blogroll

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

À descoberta de Praga - Primeira parte


Igreja de Nossa Senhora de Tyn - Praga

Após a nossa atribulada chegada à cidade de Praga naquele comboio, e já com um amigo novo para partilhar momentos, a noite passou tranquila no hotelzinho familiar que escolhemos. Com direito a um quarto enorme para duas pessoa com todas as comodidades, um pequeno-almoço reforçado era dia de nos metermos novamente à estrada em descoberta de uma nova cidade. O hotel ainda ficava cerca de 20 minutos a pé do centro a cidade, mas passam transportes frequentes, apesar de decidirmos ir a pé para reconhecer melhor o trajecto e já um pouco da cidade.

 O nosso quarto no Hotel Columbo
 
Mais um pouco do nosso quarto gigantesco

Efectivamente o  hotel foi uma escolha muito acertada, com preços muito económicos e localização aceitável, recomendo-o a todos e deixo o link AQUI.
Nenhum de nós estava muito seguro daquilo que poderia encontrar ou esperar de Praga, a recepção na estação no dia da partida para Viena não fora absolutamente nada acolhedora, deixando-nos uma impressão um pouco negativa dos Checos, depois estávamos completamente deslumbrados com a Áustria e considerando mesmo que Praga poderia até mesmo desiludir-nos, mas nada mais longe da verdade! Pelo caminho até ao centro da cidade, esta foi começando a desvendar alguns dos seus segredos que foram sendo descobertos nos dias que se seguiram.

Praga e um pouco da sua História


Praga ou Praha na sua língua nativa, é a maior cidade e capital da República Checa, considerada uma das mais belas cidades da Europa  é também conhecida pela "cidade das mil cúpulas" (não as contei mas são bastantes). Está localizada na Boémia central, dividida pelo rio Moldava. Este magnifico destino esteve escondido mais de 40 anos na sombra da ex-URSS e abriu as suas portas ao mundo no de 1989 aquando a revolução da Cortina de Veludo. Hoje em dia acolhe uma população de mais de 1 milhão de habitantes, sendo um ponto cultural muito significativo no seu país e na restante Europa, deixando de longe o fantasma Soviético, que apesar de ter deixado algumas infraestruturas assim como alguma cicatrizes, está dissolvido na magia e encanto de Praga.
A cidade encontra-se encaixada entre montes de ambos os lados do rio, divide-se em 10 distritos mas o grande ponto turístico são os seus 3 famosos bairros de Malá Strana (bairro pequeno), Staré Mesto (cidade velha) e Josefov (Bairo judeu). Desta forma a cidade começa a revelar os seus encantos e a mostrar que tem muito para descobrir, por isso, nada melhor do que começa a explorar!!

Mapa do centro histórico de Praga
Torre da Pólvora

Se penso que houve algum momento em que me apaixonei por esta cidade, tenho quase a certeza que foi logo à sua porta! Seguindo simplesmente o mapa e as orientações que me foram dadas acabara finalmente por encontrar o portão que dá acesso aos segredos desta cidade, subitamente no final de uma rua elegante, ergue-se ao fundo um imponente torre de pedra, escurecida pelo tempo, com alguns adornos durados, ei-la diante dos meus olhos, um chamariz para quem vive das emoções, um convite a entrar e descobrir a cidade, a me perder nas ruas e ruelas medievais impecavelmente tratadas, e foi assim que creio que surgiu mais um novo "amor" na minha vida. 


Esta magnifica torre já existia no século XI quando pertencia aos conjunto de 13 portas das muralhas da cidade velha, contudo em 1475 é que começou a construção da qual ainda hoje podemos desfrutar, foi oferta da cidade à coroação do seu novo rei e o seu valor defensivo foi ultrapassado pela sua beleza que emoldurava o antigo palácio que se encontrava mesmo ao seu lado. Tem este nome quando no século XVIII serviu de paiol e deste então guarda a entrada da cidade. Hoje em dia pode-se subir no alto dos seus 44 metros que dizem oferecer uma vista priviligiada. Acabei por não subir pois já tinha planeado subir a outra torre, e deixei-me ficar a contemplar a forma como esta cidade recebe os seus visitantes, Foi uma entrada realmente única!!!


























Casa Municipal

Como se não bastasse a cidade de Praga receber os seus visitantes com uma elegante torre, mesmo ao seu lado emerge um elegante edifício de outras linhas e artes mas que complementa este cenário idílico.  A Casa Municipal é o mais belo edifício Arte Nova da cidade, construído em 1905 no local em ruínas do antigo Palácio Real.
A sua fachada imponente alberga motivos desta nova corrente artística que se iniciava no novo século, tendo sido o edifício construído para exposições e concertos. Ainda hoje alberga a mais importante sala de espectáculos da cidade. O seu interior como podemos comprovar mantém o mesmo estilo e elegância do exterior tendo sido decorado por grandes artistas como Mucha (aposto que conhecem, todas as avós têm uma réplica de um quadro seu em casa).
Além de deliciar a elite cultural de Praga, foi neste edificio que em 1918 se proclamou a independência  da Checoslováquia. 
Ainda me aventurei pelo seu interior, confirmei que é realmente belo e digno de uma visita, mas de € bem contados tive de deixar para uma próxima a visita ao seu interior.



















Deveras surpreendido por tamanha recepção, lá me fiz ao caminho e atravessei o portão pelo seu arco, finalmente estava no centro medieval da cidade que já muita curiosidade me despertava, e felizmente totalmente reservado a pedestres!!! Pela minha frente estendia-se a rua mais antiga de Praga, de seu nome Celetná, nome de uns pães entrelaçados que aqui eram outrora produzidos. A maioria das suas casas são do estilo Barroco o que confere uma elegância muito singular a esta rua comercial. A meio do caminho encontrei na meio de uma fachada, a Casa da Virgem Negra, e sem me dar conta estava novamente numa nova praça, Ovocny trh.

Casa da Virgem Preta
















Teatro dos Estados

É na praça Ovocny trh que se ergue o famoso Teatro dos Estados. Construido em 1783 é o melhor exemplo do Neoclassicismo de Praga. Além da sua beleza é mundialmente famoso por 3 razões: a primeira deveu-se a facto de Mozart ter estreado aqui a sua ópera Don Giovanni em 1787 com o próprio ao piano e a dirigir a orquestra; em segundo lugar aqui também teve a estreia de um musical que mais tarde seria a origem do hino Checo e finalmente, este teatro caiu nas bocas do mundo quando o realizador Milos Forman decidiu gravar aqui ao vivo o seu grande filme Amadeus. O filme que retrata a vida de Mozart, uma mega produção, foi gravado maioritariamente em Praga sendo que as cenas de ópera foram filmadas e actuadas neste teatro que segundo direcção do realizador todos os figurantes deveriam estar caracterizados bem como a luz utilizada não foi artificial mas sim os lustres com centenas de velas originais do teatro, ver o filme é realmente voltar ao passado e a pompa do século XVIII.
















No trailer do filme Amadeus dá para ver algumas partes do interior do teatro. Vejam o filme porque é muito interessante.



Mesmo em frete à porta do teatro situa-se o Carolinum, o edificio central da Universidade fundada no século XIV no seu estilo gótico. Foi só o tempo de tirar algumas fotos e andar mais uns metros para chegar ao coração da cidade. A praça da cidade velha estava mesmo ali mas o post ficará para depois. Até lá desfrutem e espero que o bichinho de conhecer Praga já vos esteja a despertar.
Teatro dos Estados

Janela gótica - Carolinum
Entrada do Carolinum









7 COMENTÁRIOS :

  1. Bons tempos os de Praga. Cidade realmente bonita. A única coisa q me deixou reticente foi a simpatia (ou falta dela) das pessoas. Se calhar é por em PT sermos demasiado simpáticos e estar mal habituado =)

    ResponderEliminar
  2. Sim realmente tambem senti na pela a falta de simpatia da maioria das pessoas, os jovens nem tanto mas as pessoas mais velhas sempre com cara de poucos amigos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita. Seus posts estão ótimos, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela visita, vai seguindo o blog

    ResponderEliminar
  5. Post bem bacana!!! Praga realmente de ser lindo!!!
    Parabéns pelo post e pelas fotos deu para dar uma pequena viagem por Praga lendo!!!

    ResponderEliminar