Blogroll

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Praça da Cidade Velha - À Descoberta de Praga


Não estava em Roma mas invariavelmente todos os caminhos, desde a Porta da Pólvora, iam dar ao coração medieval da cidade, a famosa Praça da Cidade Velha. O arruamento ligeiramente estreito ao longo da cidade velha contrastava com a imponência barroca da cidade de Viena, a cidade envolve no seu cenário medieval e as suas centenas de torres, cúpulas, torreões etc etc deslumbram tanto as vistas do ar como as próprias rua, e eis que ao virar da esquina lá surge a praça.

A Praça da Cidade Velha


Não fossem os restaurantes modernos e a quantidade de turistas de máquina em punho e diria que de repente tinha entrado na máquina do tempo e viajado uns quantos séculos atrás para uma outra era. A Praça é um verdadeiro oásis na quase labiríntica cidade, um verdadeiro regalo para os olhos, uma mistura de estilos arquitectónicos perfeitamente preservados e basta mudar a direcção do olhar para passar do gótico ao delicado rococó, como disse na altura "esta praça tem algo de Disney"!! Além de ser um dos cartões de visita da cidade é nela que se concentram uma grande quantidade de monumentos de interesse, e claro, é onde começa a dor de cabeça para quem vai com os dias e tostões contados e não sabe por onde começar.
A praça não é propriamente a maior que já visitei (não quer dizer que seja pequena) mas começo a acreditar que é uma das mais bonitas em que já estive. Tem sensivelmente a forma de um L, ladeada por igrejas com as suas altas torres, os seus palácios de cor pastel em vários estilos, fervilha de vida com turistas em todos os sentidos, perto do relógio chega a ser multidão. Dei uma volta pela praça, tirei as minhas milhares e já habituais fotografias até me decidir por onde começar.

Casa Storch
Passagem Melantrichova





















 
Ministerstvo pro místiní rozvoj (19898)
















Palácio Kinsky actual Galeria Nacional (1768) www.ngprague.cz
   
Igreja de Nossa Senhora diante de Týn



Como no jogo do monopólio, dei a volta à praça e cheguei de novo à casa da partida e dessa forma resolvia o enigma de por onde começar a descobrir os segredos da praça. Esta igreja de uma arquitectura esplendorosa ergue-se nos seus deslumbrantes campanários desde 1365 onde em tempos residiu no alto um cálice de ouro que foi derretido no séc XVII para criar a actual imagem da santa. Apesar da imponente fachada com 80 metros de altura a igreja tornava-se um quebra cabeças, onde estava a entrada? Dei a volta no seu perímetro e nada, de novo para a sua fachada e não encontrava o raio da entrada, onde deveria estar como em qualquer igreja residia uma loja e um restaurante. Salvou-me um grupo escolar e tentando passar por um adolescente italiano juntei-me ao grupo e à sua professora, e sim, encontrei a entrada. Bem diante da fachada onde estão dois edifícios entrava-se pelas arcadas do mais à esquerda que segue por uma muito estreita rua e lá estava a porta.

A porta escondida


Vista da entrada



















A sumptuosidade do seu exterior infelizmente não se transpõe  para o seu interior, somos quase esmagados pela altura da sua nave e pelo seu comprimento, quase na penumbra vai revelando algumas peças de arte de várias épocas. O silencio é regra mais do que ouro e desta vez não deu para tirar fotografias (nem usando o meu método que achava infalível) e quando tentei levei uma repreenda tão grande em checo que sem perceber nada até fiquei com medo. Bem perto da saída, naquela rua muito estreita, tem uma loja de musica clássica com CD's por 4 €, trouxe um do Mozart.


Imagem da Nossa Senhora em ouro na fachada da igreja
Coordenadas
Onde: Praça da Cidade Velha   Horário: 10h-13h, 15h-17h   Ingresso: Grátis


Igreja de S. Nicolau


Não deixando passar a onda religiosa começada na igreja anterior, e antes que se dissipasse tanta fé lá rumei à vizinha igreja de S. Nicolau, no lado oposto da praça é também o oposto da outra, se uma é preta outra é branca, se uma é gótica outra é barroca o que as une é a beleza que emprestam ao cenário de toda aquela praça. Esta igreja branca, nem sempre teve este aspecto, diz-se que já existia uma igreja no século XII que foi destruída numa batalha sendo que a fachada actual foi terminada em 1735 e como pelos vistos esta igreja tem mais queda para as guerras do que para as coisas da alma na 2º Guerra Mundial serviu de guarnição às tropas. Por sorte chegou aos dias hoje, o seu interior é dominado por uma cúpula pintada com frescos sobre avida do santo e um enorme lustre que faz recordar as mesquitas de Istambul. Valeu a pena a visita pelo contraste com a igreja anterior e o delicado trabalho da cúpula, mas não nos demoramos muito no seu interior pois também não é muito grande.


















Coordemadas
Onde:  Praça da Cidade Velha    Horário: 10h-16h
Ingresso: Grátis  Link: www.svmikulas.cz


O resto da manhã até à hora de almoçar passou-se a visitar os outros monumentos da praça, mas esse post fica para depois antes que alguém adormeça ao ler já este grande testemunho. Até lá boas viagens ....

2 COMENTÁRIOS :

  1. Excelente foto-reportagem:) A cidade é magnífica e esta praça mágica. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita, realmente a cidade fascinou-me muito, não ia à espera de tanto. Agora vou fzendo o post sobre Praga pois ainda há muito que falar

    ResponderEliminar