Blogroll

domingo, 14 de julho de 2013

Sabores do Mundo - Gelataria Amorino, o charme dos gelados!

Já fazia muito tempo que reclamava que Lisboa perdia aos pontos parte do seu encanto em não oferecer gelatarias dignas do nome. É praticamente impensável que uma capital cosmopolita e cheia de vida como Lisboa, aliada ao melhor clima solarengo e quente da Europa muito provavelmente do Mundo, não oferecesse aos seus apaixonados moradores e visitantes gelatarias para nos refrescarem naqueles dias escaldantes de Verão!

Longe vai a década de 80 em que se viam algumas destas arcas de tesouros gelados espalhadas pela cidade deixando-nos durante décadas à mercê dos deliciosos gelados industriais.

Há muito poucos anos,  e leiam-se mesmo muito poucos anos, lá se fez frio pelo Chiado e abriu a elegante e maravilhosa gelataria Santini até então restrita aos ares da linha de Cascais. Aquilo caiu que nem uma bomba no centro da cidade, foram e são romarias à sua porta e finalmente Lisboa começava a equiparar-se mesmo que timidamente às grandes cidades europeias no quesito da doçaria gelada.

Já andava a necessitar de uma injecção de açúcar gelado nas papilas gustativas, ainda mais que o calor maid que abrasador destes últimos dias veio a empolgar o desejo de comer um gelado, ou como dizem os nossos amigos no Brasil: um sorvete!
Depois do jantar seguido de um dia fantástico de praia, não havia anda melhor que refrescar num passeio pelo Chiado lotado de gente para aquelas tardias horas. Bem no meio da Rua Garrett os olhares bateram com um anjo segurando um cone de gelado num ambiente bem acolhedor, foi paragem obrigatória na Gelataria Amorino!

A marca Amorino nasceu em Paris no ano de 2002 às mãos de dois amigos de infância Paolo Benassi e Cristiano Sereni. Desde então os eu crescimento foi meteórico e existem mais de 80 lojas em 10 países.  
Os sabores de textura cremosa que lembram os gelados italianos são fabricados em França onde posteriormente são distribuidos, com o objectivo de assegurar a qualidade dos mesmos. Diz-se que têm teor elevado de fruta, ovos e leites bio mas o sabor esse sim é indiscritível.

Na nossa frente repousam uma explosão de cores quentes e vibrantes que fazem adivinhar sabores igualmente envolventes, deixa-mos então de parte os tradicionais morango ou chocolate para entrar num mundo bem mais requintado e delicado de sabores. Na hora da escolha a coisa então tende a complicar-se tal reina a indecisão que rapidamente desaparece quando alguém lhe diz: "pode escolher os sabores que quiser, desde que caibam dentro do cone" e assim se resolve a problemática e numa cto de gula escolhe-se o maior numero de sabores possíveis!! 
Mais uma surpresa nos aguarda na hora de segurar o cone, que é magnificamente esculpido em forma de flor com os sabores que os nossos olhos escolheram! E ali com uma flor gelada e cremosa na mão quase, mas só mesmo quase, dá vontade de não estragar a obra e sem qualquer complexo de culpa a flor vai desaparecendo a cada quase celestial lambidela.
O sabor deixo-o à vossa imaginação trabalhar, ou se a gula despertou neste momento que fique a vontade de irem conhecer esta excelente gelataria, mas garanto-vos que estes gelados são Amorino à primeira vista!

Onde encontrar:

Rua Augusta 209 Lisboa
Rua Garrett 29 Lisboa

Link:

4 COMENTÁRIOS :

  1. Nooooosssa, fiquei morrendo de vontade de tomar sorvete... E quando eo for a Lisboa, com certeza vou experimentar essa gelateria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode acreditar que são divinos, pior mesmo é que na mesma rua há 2 gelatarias de dar agua na boca

      Eliminar
  2. Apesar do frio que está fazendo, me deu uma vontade irresistível de tomar um gelato! Me bateu também saudades da Itália... por quê será???
    Ótima dica para qdo for a Portugal!

    ResponderEliminar
  3. Ai os gelatos italianos, ai ai o que se foram lembrar... Mas já dá para matar saudades em casa mesmo e acreditem que Lisboa combina na perfeição com um gelato cremoso nestas noites quentes!

    ResponderEliminar