Blogroll

domingo, 2 de dezembro de 2012

Onde está D. José I - Restauro da estátua de D. José I na Praça do Comércio


Interrompendo a nossa viagem por Cabo Verde, cabe hoje dar um saltinho à nossa estimada Lisboa. Hoje foi dia de dar um passeio pela baixa pombalina, comprar umas coisinhas para a casa nova, uns presentes de natal e tirar umas fotos. Apesar do frio gélido que se fazia sentir, o magnifico Sol convidada a umas fotos no Terreiro do Paço e aproveitar os seus raios mornos, que têm vindo a ser escassos. Contudo qual não foi a minha surpresa quando entro na maior praça da Europa e vejo que o alinhamento perfeito entre o Rossio, Rua Augusta e Terreiro do Paço estava quebrado!! A estátua equestre de D. José I havia desaparecido num emaranhado de andaimes - restauro!!! (finalmente).

Um pouco sobre a estátua!
Após o devastador terramoto de 1755, Lisboa estava empenhada em renascer das cinzas e dos escombros, que sob a direcção do Marquês de Pombal tomou os contornos que hoje conhecemos e que na altura fora considerada a cidade mais moderna do Mundo. A coroar toda esta obra megalómana está o Terreiro do Paço como a porta triunfal da cidade que sempre esteve ligada ao mar. Em 1775 é inaugurada a estátua equestre de D. José I, rei na altura do Terramoto sobe o cinzel de Machado e Castro. Apesar do rei se ter negado a pousar para a escultura e esta ter sido feito com base em retratos é um dos grandes símbolos desta praça gigantesca, que está repleta de alegorias que devem ser exploradas.

Sem nunca perder o seu porte ao longo destes quase 3 séculos,  bronze foi ficando verde e esta estátua já urgia de um enorme restauro. Graças ao World Monuments Fund – Portugal. finalmente dentro de alguns meses poderemos ver outro brilho nesta já muito charmosa praça. Infelizmente até Agosto de 2013 quem nos visitar terá este belo exemplar assim:
Mas nem tudo são más notícias: os painéis que cobrem a obra foram pintados pelo artista Bernardo Carvalho e apresentam pinturas em preto e azul sobre a estátua, sua concepção e época histórica. A informação que está em inglês e português é concisa mas confesso que as pinturas estão excepcionais e que merecem uma visita mais de perto. Deste modo, apesar da sala de visitas de Lisboa estar em obras não deixam de haver motivos para visita-la!

Estão disponíveis mais fotografias no facebook do blog - Facebook Carimbo no Passaporte

3 COMENTÁRIOS :

  1. Excelente discrição!!!!

    No entanto, aproveito para deixar o registo de que toda a Baixa Pombalina,inclusivé a Praça do Comércio, estão assentes e apoiadas em colunas de madeira banhadas pelo rio ao longo de todos estes anos.

    Foi, sem dúvida, uma obra de engenheiria brilhante encetada por um dos mais brilhantes (ainda que com rasgos de sanguinário) Portuguses!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado pela visita, e aguadamos o restauro da estatua para ver o novo esplendor da praça do Comércio

      Eliminar