Blogroll

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sevilha - Alma e Paixão


Cidade cheia de alma e de paixão, Sevilha foi e será uma das cidades que mais me encantou na vizinha Espanha. Repleta de tradição é um dos destinos obrigatórios para quem quiser conhecer a alma espanhola que infelizmente não consta nos roteiros que os turistas fazem por Espanha ou até mesmo pelo sul de Portugal! 
Situada no sul de Espanha e da Península Ibérica, é a 4ª maior cidade espanhola e capital da Andaluzia, noutros tempos foi uma das principais cidades do califado de Córdoba, na época em que esta região se chamava Al-andaluz. Ao longo do tempo a identidade da cidade foi-se construindo e hoje recebe os seus visitantes com toda uma passíon que nos deixa enfeitiçados.

A cidade é um emaranhado de ruas estreitas que escondem verdadeiros tesouros, legado dos seus tempos mouriscos que ainda hoje perduram, tal qual o traçado de certas zonas de Lisboa. Deambular pelas ruas dos seus bairros é um verdadeiro deslumbramento e é impossível perder os de Santa Cruz antiga judiaria da cidade, Triana berço de toureiros e do flamenco até muito provavelmente da identidade da cidade e Macarena centro religioso da fé sevilhana. Com tanto motivo para desfrutar da cidade não se pode deixar perder um pôr do sol sobre o rio Guadalquivir que corta a cidade com as suas águas calmas que também viram partir navios em busca de novos mundos. Com tudo isto ainda não há há motivo para se deixar envolver por Sevilha?!

Clima em Sevilha - Quando visitar?

Antes de partirem com destino à cidade não há melhor conselho que possa aqui dar-vos do que aquele relativamente ao clima! Aqui por terras lusas Sevilha é conhecida como uma cidade extremamente quente, e para aqueles que desconhecem este facto, quando se diz quente estamos mais propriamente a falar em eufemismos. Com a chegada da Primavera na Europa a partir dos meses de Maio e até Setembro são considerados os melhores meses para tirar férias e conhecer o velho continente, mas este facto não é bem assim para os lados da Andaluzia. As temperaturas por estes lados são teimosamente altas, frequentemente acima dos 40ºC nos meses de Julho e Agosto o que torna a cidade um verdadeiro inferno a céu aberto para os que desafiarem em passear pelas suas ruas. As noites por sinal são quentes e convidam a jantar numa esplanada e ficar por lá até altas horas da noite. 
Temperatura às 20h no final de Agosto em Sevilha!!
Dado este facto creio que os melhores meses para visitar a cidade são os de Maio e Setembro e Outubro, em que se pode usufruir dos encantos da cidade sem correr o risco de desidratação! O Inverno por seu lado é frio e seco típico do clima do sul da Península Ibérica e também pode ser uma altura bem agradável para fazer uma visita. Com tanto calor não será preciso reforçar a ideia que devem levar sempre um bom protector solar, um chapéu e nunca esquecer uma garrafa de água bem fresca. Para aqueles que ainda hoje não compreendem o hábito espanhol de la siesta não há nada como experimentar trabalhar em baixo de tanto calor e reflectir sobre a maravilha em que consiste este hábito. Contudo devido há siesta muitos dos monumentos encerram durante o período da tarde, por isso é sempre bom ver os horários nos guias ou mesmo na Internet na altura em que estiverem a planear o vosso roteiro.

Como chegar


Ver mapa maior
Distando somente 500 km de Lisboa, chegar até Sevilha é facilmente realizado de carro. São pouco mais de 4 horas em auto-estrada entre as 2 cidades que se fazem com facilidade. Existem voos que ligam as 2 cidades mas normalmente com escala nalguma cidade espanhola, o que os torna demorados e bastante caros. Companhias low cost ligam outras cidades espanholas a Sevilha, e como dado o tamanho relativamente grande de Espanha podem ser um óptima oportunidade. Se por sua vez estiverem pelo sul de Portugal a usufruir das águas quentes do Algarve, considerem um dia (apesar de ser pouco) para conhecer Sevilha que dista a pouco mais de hora e meia das principais cidades algarvias.

Locomover-se em Sevilha

Apesar de chegar de carro até Sevilha ser algo que se faz com facilidade, mover-se pela cidade com o mesmo já não significa o mesmo. Devido às suas características históricas a cidade brinda-nos com um labirinto de ruas estreitas que serpenteiam entre os bairros. Andar de carro por esta teia de ruas é já por si uma dor de cabeça mas tentar estacionar o mesmo nalgum lugar do centro histórico é missão quase que impossível! Assim se chegarem de carro optem por um alojamento com estacionamento (mesmo que a pagar) ou por algum parque e paguem a tarifa diária e esqueçam que trouxeram o carro e desfrutem da cidade. Optei por pagar o estacionamento do local onde fiquei hospedado que apesar de 14€ por dia foi a melhor opção pois não me preocupei mais com o carro até ao dia do regresso (os valores de estacionamento na cidade são bastante elevados).
O centro histórico da cidade e perfeitamente acessível a pé e é este o melhor meio de conhecer a cidade e os seus recantos. Muitas das ruas são fechadas ao transito e óptimas para um passeio a cavalo no final da tarde. 
Existe ainda uma única linha de metro mas que pouco ou nada nos pode ser útil, a não ser que estejam hospedados longe do centro ou o cansaço já dê sinais na hora do regresso ao hotel.

Está na hora de conhecer a cidade de Sevilha, preparados?

2 COMENTÁRIOS :

  1. Hun... Sevilha, boas recordações com este post... Vou acompanhar com entusiasmo porque a última vez que la estive foi em 2010. E, bem, Sevilha e Cordoba foram as cidades que iniciaram o meu blogue. Uma certa nostalgia bateu agora aqui... Ab, bons relatos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, e espero que gostes dos posts sobre Sevilha. Tambem Granada foi um dos primeiros posts que escrevi aqui no blog, ainda muito em faze de embrião, qualquer dia tenho de o rescrever com o destaque que a cidade realmente merece

    ResponderEliminar