Blogroll

sábado, 28 de julho de 2012

Ilha do Sal - Praias da Vila de Santa Maria

Praia de Santa Maria


Depois do reconhecimento das nossas instalações, naquele enorme hotel, dos primeiros banhos nas águas bem quentes do Atlântico, já era mais do que tempo para explorar as redondezas do hotel e a "famosa" Vila de Santa Maria. Como devem adivinhar a Ilha do Sal é muito pequena (falarei sobre isso depois) e também por essa razão não se encontra nenhuma cidade propriamente dita. Santa Maria fica no extremo sul da ilha, terra bem pequena e pacata com pouco mais de 17 000 habitantes, espalhados pelas suas ruas quase rurais mas cheia de lojas, cafés e alguns bons restaurantes!
A Vila em si não tem praticamente nenhum atractivo a nível do turismo, mas para aqueles que gostam de tomar uma  bebida num bar ou numa esplanada ao som daquela música acolhedora, a vila tem uma oferta bem variada assim como restaurantes nem apetitosos e algumas lojas bem interessantes com decoração africana para a casa. Contudo um dos problemas é o preço elevado das coisas muito devido ao isolamento da ilha.

DICA: Caros viajantes esta dica vai valer ouro (aguardo dividendos!!). O grande problema do Sal e em especial da Vila de Santa Maria são os vendedores de rua!! São imensos, andam em bandos tipo as moscas e são quase todos Senegaleses. Como os distinguir?! Fácil, se de noite falarem com você ninguém os consegue ver até sorrirem. Brincadeira à parte, estes vendedores podem se tornar um problema sério. Fazem um assédio muito cerrado aos turistas, colam numa pessoa horas, te seguem para todo o lado, metem suas tralhas na tua mão, são para lá de chatos é quase impossível ver-se livre deles. Só há duas soluções para resolver isso: ou compra algo mesmo que não queira e se quiser comprar perde muito tempo no regateio ou então uma medida mais drástica que aprendi com um local. Assim que eles te avistam e se dirigem em nossa direcção e ficam coladinhos em si IGNORE, é como se ele nunca ali tivesse estado; quando ele começa com sua historia que você é linda e toma te ofereço uma pulseira é só abrir os olhos bem nos olhos deles e dizer em voz alta e firme e autoritária NÃO, se não resultar corte sempre a conversa toda vez que ele tentar falar sempre com um NÃO e continue IGNORANDO!! Vão ver isto vai salvar-vos as férias. 

O Pontão


É provavelmente o local mais turístico e ao mesmo tempo característico da Vila. Localizado na praia mesmo junto à entrada da vila, esta estrutura de madeira (renovada) é o ponto de encontro de locais e turistas com uma das melhores vistas de todo aquele imenso azul! Ali se encontram os locais que carregam e descarregam os seus pequenos barcos cheios de peixes enormes. Podemos ver a chegar Atuns enormes que só de carrinho de mão podem ser transportados, peixes mais pequenos e de todas as cores que se possam imaginar e até mesmo tubarões. Ali funciona como uma lota ao ar livre onde se carrega, vende e arranja o peixe mais fresco do mundo que depois podemos comer nos seus magníficos restaurantes. Na borda do pontão estão crianças pescando só com linha peixes mais pequenos enquanto outras se atiram lá do alto naquele azul infinito para refrescar seus corpos bronzeados. è um local cheio de vida que merece uma grande visita e perder algumas horas observando as riquezas que o mar nos traz. 

DICA: Se por algum motivo tiver que apanhar um barco no pontão, não desça as suas escadas. recentemente foram instaladas umas escadas de alumínio, o problema é que são muito mas mesmo muito escorregadias. A solução será atirar seus pertences para alguém dentro do barco e se atirar da borda do pontão para o mar (não é fundo) pode parecer um salto ainda alto mas acreditem que a queda das escadas será bem pior que um mergulho no mar! 



 Praia
Sobre a praia não muita coisa que vos possa contar. Mar quente e extremamente azul cheio de peixinhos que adoram picar as nossas pernas. Um areal extenso com lugar para tudo e todos. Como a ilha é algo ventosa é uma praia excelente para a prática de desportos marinhos relacionados com o vento. A praia pode em determinadas alturas ter uma ondulação algo forte e imponente, logo na rebentação. É só perder  o medo e entrar no mar assim que a onda rebentar e nadar uns metro para lá da rebentação e aí encontra um mar calmo e sem corrente. Contudo não aconselho entrar com crianças no mar se este estiver nestas condições. O Sol é bastante forte e pede para usar e abusar do protector, se não quisermos chegar a casa iguais a uma lagosta!!


5 COMENTÁRIOS :

  1. Que fotos e com esse calor, fiquei com vontade de ir agora! parabéns. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Dé mesmo vontade de ir e dar um mergulho naquelas aguas quentes, ain da mais com este frio que se faz sentir!

      Eliminar
  2. Lindas fotos de Cabo Verde! Adorei conhecer e passear pelo blog! Voltarei sempre! abraços, Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela visita é sempre muito bom ouvir elogios, fico aguardando novas visitas!

      Eliminar
  3. Boa tarde,gostaria de saber se os locais incomodam a ponto de desistir da viagem???.
    Qual a melhoe época para ir??? Qual companhia aérea sai do Brasil????Quais escalas???
    Desculpe tantas perguntas,mas tenho mesmo interesse em ir lá. Obrigada Isabel.

    ResponderEliminar