Blogroll

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cruzeiro no Nilo - O desfilar de uma civilização nas margens de um milenar rio

Se um dos vossos desejos sempre foi conhecer as maravilhas do Egipto então está na hora de ir buscar o chapéu de explorador e literalmente embarcar nesta aventura e conhecer os segredos desta civilização impressionante.

Depois de umas longas horas de voo entre Lisboa e o Cairo e ainda mais um curto voo até Luxor chegamos a terras egípcias já a noite ia bem adiantada que nos recebeu já com uma brisa quente dando as boas vindas ao deserto. A Aventura faraónica ia começar precisamente na antiga capital do Antigo Egipto a cidade de Luxor que noutros milénios (sim milénios porque lá não se contam as coisas em anos nem séculos!) era conhecida como Tebas e dali descemos o famoso rio Nilo até Assuão visitando alguns dos locais mais icónicos da antiga civilização.

Saídos do aeroporto fomos directos à nossa "casa" por onde navegamos nos dias seguintes e acreditem que é inacreditável a sensação de ver desfilar o Antigo Egipto a bordo de um navio sob as águas calmas do rio Nilo, daquelas coisas que não se compram na vida.

Meio que perdido num qualquer ancoradouro nos arredores de Luxor esperava-nos o Queen of Hansa e apesar da hora tardia da noite fizemos o check-in rápido e fomos ao nosso camarote onde nos esperava uma refeição ligeira com algumas águas e sumos, isto sim é ser recebido com mordomias.

O Queen of Hansa é um navio construído no ano de 2000 com 75 cabines dispostas em 4 decks. A classificação é de 5 estrelas (egípcias!!) o que por cá deveriam de ser provavelmente 4 mas o que não invalidou de deter todas as comodidades modernas que hoje se possam exigir.

Logo na chegada somos presenteados com a simpatia dos seus funcionários que estiveram sempre prontos a ajudar e até nos recebem com toalhas humedecidas com cheiro a alfazema e um sumo gelado quando chegamos da rua, são dessas pequenas coisas que nos habituamos com muita facilidade.

No deck mais inferior fica situada a sala de refeições que serviram bem para o efeito, creio que dado o contexto e não sendo um cruzeiro de luxo não se pode pedir mais do que o que nos foi oferecido e as refeições foram variadas com algumas especialidades locais que nos permitiram conhecer a gastronomia egípcia. Todas as refeições estavam incluídas excepto as bebidas ao jantar e no bar.

Camarote inicial no cruzeiro pelo Nilo
Na primeira noite o barco ficou atracado e quando fomos informado que só tínhamos 3 horas para dormir pois o alvorecer era às 5 da manhã mal deu para apreciar o quarto twin que nos fora reservado, foi mesmo duche e cama e tentar dormir coisa que foi impossível devido à ansiedade dos dias que se iriam seguir.

Na segunda noite quando o barco começou a navegar a coisa mudou de figura, o nosso camarote era o último do navio mesmo por cima da casa das máquinas e o barulho era ensurdecedor até a box do duche tremia e parecia que se ia desmanchar, ainda comentamos o facto com outros passageiros que diziam que se ouvia um certo barulho mas que não incomodava mas o nosso camarote parecia o Apocalipse, bem era hora de ir reclamar!!

Depois de fazer a reclamação na recepção do navio e sermos informados que o mesmo estava cheio solicitamos para sermos mudados de navio e a resposta foi negativa e depois de uma espera e de falar com o responsável do navio chegou a boa noticia, na falta de outros camarotes iríamos ser colocados na suite?

Suite do cruzeiro pelo Nilo
É isso mesmo caros leitores, pela primeira vez na vida recebera um upgrade desta dimensão e assim que o rapaz abriu as portas da suite a nossa boca caiu e acho que ainda hoje não voltou ao seu estado normal.

A suite era enorme com direito a tudo, casa de banho enorme com banheira de hidromassagem, um closet gigantesco uma sala de estar com TV enorme e super bem decorada e claro está uma cama King size magnifica e super confortável! Todo este luxo era simplesmente mais do que aquilo que imaginara na minha viagem à terra dos faraós que ainda foi brindado com 2 janelas gigantes que davam para uma pequena varanda onde se via desfilar as margens verdejantes do rio Nilo e o contraste das areias do deserto, simplesmente lindo!







Nos decks superiores ficavam outras salas e bares do navio onde os passageiros se encontravam no final da noite para um café ou um copo e onde a tripulação tentava animar as noites com musica ou folclore egípcio.
Um dos locais que mais nos atraiu no navio foi certamente o deck superior, uma área com relva falsa com um bar e várias mesas e cadeiras em redor de uma pequena piscina. Certamente esta foi a zona preferida de todos os passageiros e por ali nos demoramos bastante tempo a apanhar uns raios do forte sol do sul do país, ver desfilar a vida e os monumentos egípcios e quando o calor aperta a sério um mergulho nas águas da piscina.
Hoje considero que navegar pelas águas do Nilo foi um dos momentos mas marcantes de toda a viagem, o navio foi óptimo e criou a oportunidade tanto de ver a vida do Egipto a fluir e as suas margens inesquecíveis assim como estabelecer conhecimentos com outros passageiros o que tornou a viagem ainda mais agradável. Contudo acredito que nem todos se revejam num cruzeiro deste tipo por isso vos deixo os prós e contras de um cruzeiro pelo Nilo:

A Favor:
  • Os cruzeiros no Nilo são meio confortável de conhecer as milenares cidades nas margens do rio
  • Normalmente estes navios são com pensão completa pelo que não nos temos de preocupar com a alimentação
  • Permite visitar várias cidades sem o incomodo da deslocação nem andar com malas às costas
  • Segurança no navio é um favor para quem se sente incomodado com a abordagem dos egípcios
  • Apreciar as margens do Nilo que de outra maneira é impossível 
Menos Favoráveis:
  • Como em todos os cruzeiros o tempo nos portos é limitado e para quem quer conhecer mais aprofundadamente as cidades é um factor a ter em consideração
  • Dentro do navio o contacto com a população é mais limitado e quem quer mergulhar a sério na cultura do Egipto actual não é a maneira mais fácil

0 COMENTÁRIOS :

Enviar um comentário